terça-feira, 19 de junho de 2007

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Qual é a aplicabilidade da construção de histórias em quadrinhos à educação? Esta foi a pergunta norteadora do trabalho, que remeteu a busca sobre as HQs: a história desde os primeiros quadros em jornais, passando pelos gibis e, agora, a construção e o armazenamento no mundo virtual.Histórias em Quadrinhos é recurso pedagógico explorado desde muito, porém sua construção em site com gravação na web é novidade para muitos. Há programas que permitem a construção, porém é preciso gravar em arquivo, disquete ou outros meios. Já o Stripcreator permite a criação, oferecendo diversos planos de fundo para vários personagens, assim como a possibilidade de acrescentar balões de fala e narração na HQ. Depois de pronta, basta gravar em nosso espaço no sítio. Assim sendo, de qualquer computador conectado à Internet é possível acessar o espaço com os dados cadastrais e apreciar a história, comentar em fórum. Vale a pena conferir!
Tutorial do Stripcreator
O link é http://www.slideshare.net/lenepiupiu/tutorial-stripcreator.
Ao acessar o slideshare, basta clicar em full para ter a tela cheia. Vá passando os slides e se encantando com a facilidade de uso e a grande gama de recursos para construir histórias em quadrinhos com o Stripcreator.
Ainda tem mais para brincar

Descobertas sobre HQs são sempre muito legal. Neste ambiente descobrimos o stripcreator onde você cria suas tiras de quadrinhos podendo escolher os personagens, cenários e as falas. Apesar de ser todo em inglês, a sua interface é simples de usar. Como já pudemos observar ( quem assinou o site) basta selecionar os personagens (existem centenas de opções), que são no máximo dois por quadrinho, depois, o cenário onde a cena se desenrola (alguns possuem imagens realísticas) e por ultimo, o dialogo entre os personagens. "É um barato".
Se você quiser continuar brincando com as HQs descobrimos também outras diferentes softwares ligados à historias em quadrinhos, entre eles esta o "Gibizinho" que é um programa de criação de história em quadrinhos com uma turminha muito divertida. Nele é possivel criar muitas histórias com uma turminha 'maneira': a Bruna, o Beto, o Edu e a Aninha. São mais de 300 desenhos com personagens, cenários, balões e objetos. O problema é que alguns destes sofwares, como o gibizinho não são gratuitos. Mas é muito divertido.
Para criar suas HQs no Stripcreator siga os passos a seguir:
Entre no site stripcreator.com e, se como eu não sabe Inglês, peça para traduzir a página. Uma boa opção de tradutor é o Bebel Fisch .
  • Na barra azul clic em registro e faça seu cadastro preenchendo nome de usuário e endereço de email.
  • á ao site indicado por você e entre no link oferecido pelo stripcreator e confirme seu cadastro.
  • volte ao site e entre em edit account, preencha seus dados e clic em update.
  • volte ao site e na barra azul, novamente, clic em iniciar uma sessão e faça login com a senha fornecida pelo Stripcreator.
  • novamente na barra azul clic em faça um comic.
  • em interruptor você poderá escolher o nº de painéis que quiser usar na sua tira.
  • no link disposição comic aleatória o site lhe oferecerá várias opções de painéis.

  • Você pode editar seus painéis escolhendo, nas opções caráter esquerdo e direito,os personagens que preferir. Em fundo você pode escolher em categoria e tipo de fundo. Observe que ao lado das janelas existe uma indicação ,em vermelho, que abre pop-ups com visualização das opções de categoria.

  • Em narration você pode colocar um texto narratório e em diálogo você coloca o texto e escolhe o tipo de balão.

  • Em clone painel você insere o texto narrativo em cada um dos painéis.

  • Por fim, preencha o título, usuário e senha e clic em save a comic.

  • Para ver sua tira volte a página original e clic em your comics.

  • Ainda na barra azul você pode enviar como mensagem e ou postar um comentário.

  • Site também permite a participação em fóruns e competições, além de avaliar as HQs de outros usuários.
  • Construindo Comics com Stripcreator

    fiz meu cadastro no Stripcreator, clicando em "edit your account", informando e-mail e passaporte. Após, basta abrir o e-mail e copiar log in e senha. No site, preencher os dados recebidos. Pronto!

    Lá para visitar fóruns de discussão sobre comics em "visit the forums".
    Também , criei uma história, clicando em "make a comic". Escolhi painel de 3 quadrinhos. Para o primeiro quadrinho, escolhi personagens: morcego e esquilo. Escrevi a fala, o diálogo. Dei um nome ao quadrinho. Para o segundo, escolhi "category" e "carachter": morcego e galinha. Isto foi feito para "carachter left" e "right". O "dialog" e "typ" também foi selecionado e preenchida a fala. O terceiro traz um canguru armado assaltando um senhor. Para o background, escolhi "category" rural e só alterei o "background" nos quadros. Coloquei como "Narration", em cada quadrinho, uma frase referente ao contexto. Por fim, escolhi um título, preenchi usuário e senha,... salvei. Simples! Eis o meu primeiro "Comics"!

    Sempre que eu acessar o site http://www.stripcreator.com/ , posso fazer log in e encontrar minhas histórias em "your comics".

    THUMBSTACKS

    Thumbstacks é um site grátis de serviço de criação, edição, publicação e compartilhamento de apresentações em slides pela web.
    As informações no site estão em inglês o que foi um desafio a mais para a construção dos conhecimentos sobre o mesmo.
    TEORIA QUE SUSTENTA O USO DO SERVIÇO
    A construção da aprendizagem a partir da teoria Piagetiana ocorre mediante a reformulação constante de conceitos pelas interações entre o sujeito e o objeto.
    A resolução de problemas exige a utilização de conceitos cientificamente válidos.
    O avanço da ciência e da tecnologia corresponde a avanços cognitivos da população e das estratégias de investigação.
    Essas estratégias serão fundamentais para a solução de problemas e a superação de dificuldades.
    Os projetos de uma nova sociedade passam necessariamente pelas dimensões da solidariedade e da visão do bem coletivo como elementos basilares da realização individual.
    Estar sempre aberto ao questionamento é ter uma perspectiva ética.
    Como os problemas podem ser novos e a realidade se altera constantemente, novas perguntas devem ser feitas.
    Para Papert, a tecnologia transforma-se numa poderosa ferramenta para ajudar a pensar com inteligência e emoção, sendo, pois, revolucionária.
    O desenvolvimento cognitivo é mais eficazmente alcançado com o uso das tecnologias.Segundo Edgar Morin, "todos os problemas particulares só podem ser posicionados e pensados corretamente em seus contextos; e o próprio contexto desses problemas deve ser posicionado, cada vez mais, no contexto planetário.
    O tutorial detalhado pode ser visto neste blog em postagem do dia:Terça-feira, 29 de Maio de 2007 com o título:
    TUTORIAL THUMBSTACKS REPUBLICADO
    TUTORIAL THUMBSTACKS EM PORTUGUÊS (Clicando sobre as imagens elas se ampliarão facilitando a visualização).
    Sua utilização é gratuita, basta acessar o site http://thumbstacks.com/ e cadastrar-se.
    Para cadastrar-se é necessário, após acessar a página acima, clicar em "sign up" onde deverá ser colocado um endereço de e-mail e ser registrada uma senha, sendo que esses dados serão imprescindíveis para o seu acesso ao Thumbstacks.
    Após informar seus dados você deverá ir até seu e-mail, abrir a mensagem enviada pelo próprio "Thumbstacks" e clicar no link indicado.
    EXEMPLOS ELABORADOS POR INTEGRANTES DO GRUPO
    Acesse os endereços de exemplos criados com este serviço Web 2.0:
    http://www.thumbstacks.com/play.html?show=80be51c2a5cdd052ab33a22da8af46f0
    http://www.thumbstacks.com/play.html?show=5fdfe46ec5e6fb7f0349ef51c06d524c
    http://www.thumbstacks.com/play.html?show=126d0790d21a7d6a29bce9128f330d8f
    A partir desse momento você terá acesso liberado.
    Após seu cadastro, e aceitação desse cadastro, você deverá clicar (já na tela inicial do aplicativo) em "Presentation Builder" e iniciar a construção de sua apresentação, que é parecida com a do Power Point.
    Ao final deverá salvar o arquivo criado.
    Contudo esse aplicativo não oferece muitos recursos além dos básicos como alinhamentos, bullets, listas e alteração de fundo de tela.

    segunda-feira, 18 de junho de 2007

    TOUFFE

    APLICATIVO TOUFFE
    "Um educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender".
    PASSOS:para se fazer um Toufee
    Colegas vou postar os passos para se fazer um video.Quero que voces tentem e me digam o resultado.Adriana vamos continuando na batalha falta bem pouco,meu problema esta na hora de publicar(acabamos não enxergando mais o erro!).
    1º- entra em TOUFEE
    2º-faça seu cadastro-(seu endereço de email,escolhe uma senha-faz o login
    3º- Irá para a página: Welcome to toufee!
    4º- escolha o:Interactive Tutorials o nº1(Getting stared with Toofee(and the Text item)
    5º- Vôce irá para o Tutorial Mode-aparecerá uma tela com uma janela grande(a direita) e janelas pequenas (a esquerda)em cima destas janelas aparecera icones com os itens a serem usados(exemplo-adicionar testos;adicionar imagens;adicionar videos e outras opções)
    6º- clique na janela grande e escolha a opção desejada(neste ponto o próprio tutorial lhe ajudará.
    7º- quando for adicionar imagem,aparece outra página que vai lhe dar opção de encontrar as imagens(do seu computador ou da internet)
    8º- voce dara OK quando já estiver com a imagem(as suas imagens ficarão armazenadas neste local)
    9º- voltara para a página do tutorial voce podera clicando na imagem mexer no tamanho da foto(para aumentar ou diminuir).
    10º- seguindo voce adiciona novo frame e continua salvando as imagens que deseja monstrar.Não esqueça de salvar cada imagem(tem o icone acima na página)
    11º- quando colocar todas as imagens que desejar,clica no icone PUBLICAR(esta na direita em cima)
    12º- após vôce irá clicando no icone que aparece determinado.
    13º- após ira para outra página onde manda copiar o CóDIGO em HTML que aparece dentro de uma janela na parte superior da página.
    14º- vá até seu blog e em nova postagem cole o que foi copiado.Pronto vôce já tem seu Toufee.Este aplicativo lembra muito o power point,então fica fácil de usa-lo quem já conhece o outro recurso.Existe várias formas de apresentar seu video usando os recursos e torna-lo bonito.

    FLICKR

    APLICATIVO FLICKR
    INTRODUÇÃO
    O presente trabalho tem como objetivo pesquisar a ferramenta “flickr” , descobrindo sua criação, suas finalidades, possibilidades de uso, características, teorias que embasam a sua aplicação pedagógica e a socialização destas descobertas com os demais colegas e interessados na utilização desse recurso.
    O “FLICKR” é um sítio da web que tem como objetivo armazenar, classificar, pesquisar e compartilhar fotografias ou outros documentos gráficos, como desenhos e ilustrações. Poderíamos dizer que é um serviço de álbum de fotos. Permite uma interatividade muito grande entre os seus usuários, que podem hospedar suas fotografias, tornando-as públicas ou mantendo-as privadas, ou ainda compartilhando-as com familiares ou amigos. As fotos podem ser postados em outros aplicativos como por exemplo no blog.O flickr oferece recursos de pesquisa pelo texto ou tags (rótulos), possibilita também enviar fotos pelo correio eletrônico, salvá-las para serem adicionadas. Podemos adicionar observações, rótulos ou etiquetas para facilitar a sua classificação no momento da busca.No Flickr as fotos não perdem a qualidade e podem ser visualizadas no mesmo tamanho no qual foram enviadas, além de apresentar as propriedades da foto, o chamado EXIF. A foto pode ser visualizada em diversos tamanhos. A partir disso, o Flickr oferece um link onde você pode fazer o download do foto no tamanho escolhido, oferecendo códigos prontos, caso você deseje postar a foto em algum lugar. Não podemos deixar de lado o uso do celular, pelo qual também podemos fazer o uso desta excelente ferramenta, tirar as fotos e postar no flickr.
    TEORIAS QUE DÃO SUPORTE AO USO DESTE APLICATIVO
    O "flickr" é uma nova ferramenta que vem agregar-se às que já temos, tornando as aulas mais interessantes, produtivas, atrativas e servindo como complemento aos conteúdos desenvolvidos. Pode-se utilizar o flickr como instrumento de relato temporal de atividades curriculares, onde o aluno tem possibilidade de acompanhar a evolução do seu trabalho, proporcionando interação entre colegas e até grupos de outras cidades, estados, nações.A utilização desta ferramenta vem ao encontro da Teoria do Construtivismo, originária do estudo do Piaget, pois segundo ele, o conhecimento é gerado através de uma interação do sujeito com seu meio, a partir de estruturas existentes.Paulo Freire não desprezou a cultura midiática, considerando que as competências de um professor são as da leitura e da escrita, bem como a competência de saber enfrentar os fatos cotidianos através da comunicação humana, seja esta por meio da escrita ou de redes telemáticas, sendo um dos eixos básicos a apropriação pelos educadores dos avanços científicos do conhecimento humano que vêm colaborar para a melhoria da qualidade da escola que se deseja.Pensar no uso da informática na escola é uma forma de desenvolver o conceito de uma escola cidadã, onde se produz conhecimento, onde o computador ou a rede de computadores constituirão elementos dinamizadores, favorecendo o funcionamento progressivo da instituição e da própria cidadania democrática. O fato de proporcionarmos aos nossos alunos novas ferramentas de trabalho, como o "flickr", objeto do nosso estudo, e as demais ferramentas pesquisadas, é uma forma de dinamizarmos a comunicação, oportunizando uma interação necessária do educando com o seu meio.De acordo com Levy, quanto mais o ciberespaço se estende, mais universal se torna. Novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das telecomunicações e da informação. Segundo o filósofo, Pierre Levy “as redes de computadores carregam uma grande quantidade de tecnologias intelectuais que aumentam e modificam a maioria das nossas capacidades cognitivas”, ou seja, o computador é um instrumento de troca, de produção e de estocagem de informações, tornando-se desta forma, um instrumento de colaboração. Ele afirma ainda que “a comunicação interativa e coletiva é a principal atração do ciberespaço”. Isso ocorre porque a Internet é um instrumento de desenvolvimento social. Ela possibilita a partilha da memória, da percepção, da imaginação. Isso resulta na aprendizagem coletiva e na troca de conhecimentos entre os grupos.
    TUTORIAL DO APLICATIVO FLICKR
    Para usufruir desse serviço da web você poderá fazer um cadastro no site: http://www.flickr.com/ e seguir as orientações do tutorial abaixo:



    YOUTUBE

    1- YOUTUBE

    2. Introdução:
    A integração das tecnologias ao processo ensino-aprendizagem requer do professor desempenhar uma nova função, a de protagonista dessa integração. Cabe preparar-se para mediar a cultura midiática e as necessidades de desenvolvimento cognitivas, sociais e emocionais dos alunos. Incorporar mídias à educação significa introduzir outra linguagem, outro modo de pensar e perceber, num espaço em que as atividades se apóiam muito mais nas linguagens escritas e faladas.

    3.1. Descrição da Ferramenta/ambiente/aplicativo:

    O YouTube é um serviço on-line de vídeos que permite a qualquer um ver e compartilhar vídeos que foram carregados por todos os usuários cadastrados.
    YouTube permite que pessoas, facilmente, carreguem e compartilhem vídeo-clips no YouTube e através de websites, aparelhos móveis, blogs e e-mails. As pessoas podem olhar vídeos, eventos em primeira mão e encontrar vídeos de seus interesses. Os vídeos são classificados em várias categorias, como comédias, filmes e animações, músicas, esportes, autos e veículos, entre outros.
    É possível também participar de comunidades e canais, onde você pode se inscrever e obter vídeos de seu interesse.
    Através do YouTube se pode fazer download de vídeos, para seu computador, utilizando-os como desejar. E conforme dito anteriormente produzir e/ou publicar vídeos no YouTube.
    O ambiente é de fácil navegação, a barra de ferramentas nos conduz facilmente aos objetivos desejados. Possui um sistema de ajuda bastante eficiente e o acesso aos vídeos é imediato, trazendo um breve histórico de cada vídeo.

    Os videos estão classificados no site por categorias:

    Autos & Vehicles - (Autos e Veículos)
    Comedy - (Comédia)
    Entertainment - (Entretenimento)
    Film & Animation - (Filme e Animação)
    Gadgets & Games - (Máquinas & Jogos)
    Howto & DIY - (Instrução & Treinamento)
    Music - (Música)
    News & Politics - (Notícias & Políticas)
    People & Blogs - (Pessoas & Blogs)
    Pets & Animals - (Animais domésticos & Animais)
    Sports - (Esportes)
    Travel & Places - (Viagem & Lugares)

    Na barra de ferramentas superior existe a guia “Channels” onde você encontra vídeos que foram carregados por membros do YouTube, onde você pode adquirir e obter novos vídeos endereçados a você (como membro).

    Clicando na guia “Community” você vê as comunidades existentes, podendo se inscrever nelas.

    3.4. Finalidades

    É uma ferramenta de compartilhamento de vídeos na Web.
    Pode ser utilizada para todas s finalidades que o usuário desejar, entre elas:
    - Carregar (upload) e compartilhar seus vídeos na rede mundial (Wordwideweb);
    - Navegar por milhões de vídeos originais carregados (uploaded) por membros de comunidades;
    - Encontrar, aproveitar e criar grupos de vídeos e conectar com pessoas que têm interesses em comum;
    - Customizar (registrar à sua maneira) sua experiência com listas (playlists) e subscrições;
    - Integrar YouTube com seu site na web (website) usando vídeos implantados ou APIs.

    3.5. Possibilidades, propostas de uso, exemplos de projetos

    “Criar vídeos e poder compartilha-los de forma fácil é um recurso poderoso. Além de ser uma linguagem diferente, e outra forma de comunicação.”, diz a professora Suzana
    Vemos o YouTube como uma ferramenta interessante de o professor fazer o diferente em suas aulas. Introduzir vídeos como complemento aos conteúdos trabalhados, levando os alunos para o laboratório de informática e dando a eles a possibilidade de incluir vídeos em um blog o que é uma atividade interessante para ser desenvolvida em sala de aula e também fora dela, já que em grupos com maior acesso a computadores ele pode servir para as tarefas extraclasse.
    É uma forma das escolas socializarem os trabalhos do seus alunos, resultando num intercâmbio, capaz de produzir conhecimento interativo, estimulando a criatividade dos alunos e professores.
    O professor poderia explorar uma música de várias formas, sugerindo o preenchimento de lacunas em cima de conteúdos que estão sendo desenvolvidos, poderia criar outras letras utilizando melodias e colocando estas letras nos blogs, com a música cantada e gravada pelos próprios alunos.
    Outra possibilidade de uso seria encenar pequenas peças teatrais, aproveitando temas que envolvam a comunidade, como ecologia, esportes e outros, filmar e depois converter em vídeo que poderia ser difundido nesta mesma comunidade, na forma de DVD, e até mesmo, levá-lo ao YouTube para socializá-lo com ou outras comunidades.
    Encontramos muitos exemplos de projetos educacionais já existentes e disponibilizados no YouTube: entre eles Fábulas da Floresta Verde
    Sitio do Pica Pau amarelo

    3.6. Teoria que sustenta o uso da ferramenta/ambiente/aplicativo

    As possibilidades de uso do YouTube na educação encontra respaldo em Jean Piaget: “a inteligência é um mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova e, como tal, implica a construção de contínuas e novas estruturas. Desta forma, os indivíduos se desenvolvem intelectualmente a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio que os cercam”.
    Aqui também podemos inserir Freire, que diz que se deve utilizar a capacidade de pensar e sentir do aprendiz para promover a sua aprendizagem.
    Trata-se aqui da desopressão de nossa capacidade de pensar, de nos conceder autonomia, conforme argumenta Freire: “Há perguntas a serem feitas insistentemente por todos nós e que nos fazem ver a impossibilidade de estudar por estudar. De estudar descomprometidamente como se misteriosamente, de repente, nada tivéssemos que ver com o mundo, um lá fora e distante mundo, alheado de nós e nós dele.”(Freire, Pedagogia da Autonomia, p.86).
    Como poderia o aluno pensar, sentir e por conseqüência aprender, em um mundo que ele não compreende, não sente, não vivencia?
    TUTORIAL DO YOUTUBE
    5.






    Conclusão:Sabemos que os vídeos a muito tempo vem sendo utilizado pelo professor para proporcionar variedade de recurso pedagógico e tecnológico com o objetivo que o aluno construa conhecimento. A maneira como eles foram introduzidos nas escolas já passou do aparelho de Vídeo e está no auge ainda com o DVD e mais recentemente com a informatização das escolas através da internet no Site http://www.youtube.com que é um grande sucesso para o compartilhamento e distribuição de vídeos na Web. Este site surgiu na internet como uma plataforma dedicada à publicação de conteúdos indiferenciados de vídeos e imagens de qualquer utilizador.O que mais nos preocupa em termos educacional é o acesso que existe de forma gratuita a estes vídeos on-line porque se não trabalhado anteriormente corremos o risco de proporcionar uma chuva extrema e real de violência física e moral. Parece-nos que estes tipos de informação audiovisual, avulsamente acaba por promover uma banalização inconsciente de alguns padrões de comportamento profundamente radicais. Temos a opinião de que não estão previstas as classificações, escalões ou bloqueios necessários para uma hierarquização básica e essencial de determinados conteúdos de informação visual disponível no youtube ou neste tipo de site. Sentimos que estamos constantemente a ser postos à prova perante um manual de procedimentos, quer na internet, na TV ou mesmos em alguns videojogos, e, sobretudo que se esteja a produzir padrões e modelos a seguir completamente disformes ou com tendência psicótica às gerações vindouras.Queiramos ou não tudo tem o outro lado da moeda, e, o youtube não fica para trás. Com certeza, seus vídeos serão uns grandes aliados do professor não só para modernizar suas aulas como para se construir conhecimento através da analise da ação, reflexão e ação onde também poderemos participar criar e elaborar vídeos para colocar no site.Conhecer oYouTube possibilita a nós professores o uso de mais uma ferramenta auxiliar na promoção do ensino-aprendizagem de nossos alunos.6-Considerações FinaisUm fato muito importante para a concretização do texto coletivo foi o planejamento constante através do diálogo deixado nos comentários, o que fez com que fizéssemos avaliação permanente para novas reelaborações.Avaliação, aliás, onde o instrumento não só foi a produção textual em si, mas o registro de toda esta comunicação on-line e a distância usada numa metodologia construtivista, a qual foi a concepção que orientou toda nossa ação. Este aspecto facilitou o trabalho em grupo apesar das diversidades de interesses e posicionamentos porque tínhamos um objetivo em comum que era interar nessa prática para juntas solucionarmos o problema existente, que era conhecer o youtube para poder passar informações corretas a fim de que estas possibilitassem construção de conhecimento aos leitores. A cooperação é a essência da escola hoje. Precisamos aprender a criar vínculos mútuos de apoio, afinidades, valorização do oposto..., pois, isso desenvolve e traz a construção do verdadeiro conhecimento que nada mais é do que a representação da realidade que construímos e armazenamos pelo resultado da nossa experiência e da nossa formação. O trabalho on-line é hoje uma realidade. A tecnologia está aí com vários recursos ferramentais como o youtube, tema desta escrita para ajudar o professor a tornar suas aulas mais atrativas, aqui vale a pena fazer uma citação, que no momento não recordamos do autor “o professor não será substituído pelo computador, mas, o professor que não acompanhar as tendências tecnológicas, este sim será substituído por outro”.

    USO DE BLOGS E FLOGS NA EDUCAÇÃO

    INTRODUÇÃO
    Com o constante avanço tecnológico, novas ferramentas surgem cotidianamente. Novas possibilidades de interação e construção coletiva surpreendem por sua praticidade e acessibilidade. O GoogleDocs é uma dessas ferramentas e cabe a nós, como educadores, a tarefa de nos apropriarmos dessa nova ferramenta como aliada de nossas práticas cotidianas.
    Como diz Luckesi, o planejamento requer objetivos claros e são esses objetivos que vão determinar a construção de nossas ações. No caso dos recursos oferecidos pela tecnologia, devemos percebê-los como possibilidades de enriquecimento e meio de se chegar aos objetivos traçados, por ampliar possibilidades de abrangência na comunicação. O Google Docs, especificamente, permite a interação e o intercâmbio de idéias. Temos a possibilidade de trocar informações, sermos autores, interferir nos processos de construção do conhecimento e, ainda, a possibilidade que por muito tempo nos foi negada, de contra-argumentar, interferindo e contribuindo para a construção de uma realidade/conhecimento que nos torne sujeitos de nossa própria existência.
    Durante o processo de investigação da ferramenta, procuraremos descobrir e apresentar sua história, descrição, características, finalidades, possibilidades de uso e, principalmente, apresentar sugestões de uso da mesma em atividades pedagógicas.


    TUTORIAL

    segunda-feira, 11 de junho de 2007

    MAPAS ON LINE

    Versão Final – Mapas On-Line

    Introdução:
    Entre as várias tarefas desenvolvidas na Oficina sobre Blogs e Flogs do Curso de Pós-graduação Latu Sensu Especialização em tecnologias da Informação e da comunicação na Promoção da aprendizagem da UFRGS, esteve a realização de trabalho em grupos. Somos o grupo 3 e ficamos encarregadas em pesquisar na rede sobre Mapas , com indicação de pesquisa no Google Maps e Flagr. Nosso assunto, então, ficou conhecido como “mapas on-line”, sendo explorados sites em sua maioria na “busca”. A busca desses endereços eletrônicos, teve como propósito conhecer os ambientes e endereços, disponibilizando-os para o conhecimento do internauta, acompanhados de tutoriais para esclarecimentos de uso dos programas e navegação.
    Os sites que exploramos apresentam e oferecem um nova metodologia de ensino da cartografia, para além daquela tradicional de apresentação plana, com imagens de visualização de espaço tridimensional para percepção de formas e volumes. Segundo CASARIN(2004), a Cartografia, é uma ciência e ao mesmo tempo uma técnica; é entendida como uma arte em levantar dados, redigir e divulgar mapas. Desta forma, entendemos o mapa virtual como um veículo de informação e conhecimento do espaço global, que tem como um dos propósitos preparar o aluno, bem como o internauta para compreender a organização da sociedade e as modificações ocorridas nesse espaço.
    A representação no mapa é uma simplificação da realidade, a partir da seleção de elementos simbólicos e sinais apropriados, mostrando a aparência do resultado da ação do homem sobre a natureza, favorecendo as pessoas interagir com o mundo em que vive. É de fundamental importância o aluno, bem como o internauta entender essa complexidade da organização do espaço, sentindo-se parte desse processo de construção e reconstrução do espaço em que vivem.

    USO DE FLOGS

    O USO DE BLOS E FLOGS NA EDUCAÇÃO

    "Ninguém aprende sozinho. Tampouco ninguém ensina ninguém. Os homens aprendem em comunhão, mediatizados pelo mundo". Paulo Freire
    INTRODUÇÃO
    Somos integrantes do curso de Pós Graduação Lato Sensu Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem". Fizemos parte do grupo dois, da disciplina Proa 17, onde nos propomos desenvolver um estudo sobre Flogs e Ferramentas para Blogs, com objetivo educativo. Procurando descrever o que é, para que serve, propostas de uso (em especial na educação), suas características, teorias que fundamentam, exemplos de flogs e ferramentas para blogs. Buscamos também explorar as devidas ferramentas, as quais já estão sendo usadas pelos integrantes do grupo em seus blogs. As pesquisas apontam que atualmente temos um número significativo de professores desenvolvendo projetos e atividades mediados por tecnologias. Mas a grande maioria das escolas e professores ainda está tateando sobre como utilizá-las adequadamente. Quando focamos mais a aprendizagem dos alunos do que o ensino, a publicação da produção deles se torna fundamental. Os blogs, fotologs e videologs são recursos muito interativos de publicação com possibilidade de fácil atualização e participação de terceiros.Os blogs, flogs (fotologs ou videologs) são utilizados mais pelos alunos que pelos professores, principalmente como espaço de divulgação pessoal, de mostrar a identidade, onde se misturam narcisismo e exibicionismo (em diversos graus). Atualmente há um uso crescente dos blogs por professores dos vários níveis de ensino, incluindo universitários. Com relação ao potencial pedagógico dos flogs e blogs destaca-se a atualização constante da informação pelo professor e pelos alunos, favorecendo a construção de projetos e pesquisas individuais e em grupo, a divulgação de trabalhos. Com a crescente utilização de imagens, sons e vídeos, os flogs têm tudo para explodir na educação e integrarem-se com outras ferramentas tecnológicas de gestão pedagógica.A possibilidade dos alunos se expressarem, utilizando a linguagem audiovisual, possibilita uma dimensão mais significativa aos trabalhos e pesquisas escolares. A Internet possui hoje inúmeros recursos que combinam publicação e interação, através de listas, fóruns, chats, blogs e flogs.E o professor? Ele também teria acesso aos blogs pessoais dos alunos, podendo sempre comentá-los, tirar dúvidas e selecionar bons textos e temas de discussão para levar para a sala de aula. Deixando os alunos livres para criar, sem compromisso de resultado ou nota, o professor obtém o que há de mais valioso nesta relação: passa a conhecer a cabeça de seus alunos, seus sonhos, medos, desejos e interesses. Seja como for, levar o recurso dos blogs e flogs para a escola pode representar um salto na capacidade de comunicação dos alunos. Convidados a se divertir, eles estarão exercitando a leitura, a escrita, o senso crítico e a familiaridade com a informática. Na sala de aula, serve para registrar os conhecimentos adquiridos pela turma durante os projetos de estudo, sendo possível enriquecer os relatos com links, fotos, ilustrações e sons. Fazendo blogs e flogs cria-se o hábito de registro e se divulgam boas iniciativas. São ótimas estratégias para dar a palavra aos estudantes e desenvolver a sua criatividade. Pode abrir novos canais de comunicação entre alunos e professor, incentivando, com isso, o convívio e a aprendizagem das tecnologias envolvidas. O educador pode convidar os alunos para criarem, juntos, um blog da turma. Todo o processo - escolher o servidor, eleger e editar o visual, inscrever os participantes e decidir o nome e os "objetivos" do blog - pode ser feito coletivamente.Também é possível fazer do blog um jornal com as novidades, curiosidades, notícias da turma. Grupos de alunos poderiam assumir cada editoria (editorial; notícias da escola; notícias da turma; cultura; esportes; colunas de opinião; etc.) e o jornal estaria sempre fresquinho e sempre no ar, para quem quisesse ler. E, para complementar, poderiam fazer também um flog comunitário, de maneira a compartilhar fotos dos principais acontecimentos.

    TUTORIAL BUBBLESHARE

    TUROTIAL DO BUBBLESHARE
    Paulo Freire acreditava que antes de ensinar uma pessoa a ler as palavras era necessário ensina-la a ler o mundo.

    INTRODUÇÃO

    Estudar a forma de trabalho com o BUBBLESHARE, foi um dos desafios lançado pela UFRGS no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem, mais especificamente pelo PROA17 – Uso de Blogs e Flogs na Educação.A partir da busca, reflexão e colaboração, registramos nossas aprendizagens em relação à inserção desta ferramenta em um blog, descrevendo o que é, qual sua utilidade, suas características, teorias que o fundamentam, assim como o valor pedagógico da mesma no processo de ensino e aprendizagem.


    DESENVOLVIMENTO


    Considerando o mundo globalizado em que vivemos, a velocidade das mudanças, o rápido e fácil acesso às informações, constata-se o surgimento de novos e complexos desafios para a educação, ampliando seu papel de forma considerável.
    Neste sentido, nós professores precisamos refletir sobre a forma de mediação pedagógica entre a integração de novas tecnologias e a construção do conhecimento, isto é, a aprendizagem significativa do aluno, pois precisamos encarar a realidade deste mundo moderno e trazer para dentro da escola esta outra forma de ensinar e aprender com entusiasmo e significado.
    Cientes de que a aprendizagem é um processo em constante construção, e que de acordo com Piaget o conhecimento é construído na experiência, é que apresentamos o “Bubbleshare”. Uma ferramenta de compartilhamento de imagens, rica em possibilidades de socialização de trabalhos e experiências, através da apresentação de imagens e textos utilizando som.
    É um serviço de fácil criação sem a necessidade de conhecimentos técnicos especializados. O bubbleshare apresenta-se como uma possibilidade muito rica à medida que o utilizamos para compartilhar imagens das produções dos alunos, e eles próprios (os autores) escrevem e/ou explicaram (som) sobre suas produções. Surgem então outras várias possibilidades como, utilizar o bubbleshare para facilitar a aprendizagem de crianças em processo de alfabetização, contar e criar histórias, histórias em quadrinhos, inserir textos, figuras, legendas, entre outras. É possível, por exemplo, construir um tutorial, como este que apresentamos a seguir.
    Segundo Freinet “estar em contato com a realidade em que vivem os alunos é fundamental. Aproximar as crianças do conhecimento da comunidade dá a elas o poder de transformar esta realidade”. Neste sentido entendemos que o blog, juntamente com o bubbleshare são espaços de compartilhamento de conhecimentos que podem levar a (re)elaboração de saberes e á transformação social que fala Freinet. Assim citamos alguns exemplos de trabalhos que podem ser realizados com alunos e publicados no blog utilizando o bubbleshare:
    * Criação da História de Vida dos alunos (Linha de tempo);
    * Estudo de Obras de arte de pintores famosos;
    * Pontos turísticos do município com descrição do local e sua história;
    * Estudo do meio ambiente ( cada grupo estuda um aspecto: lixo, água, poluição, vegetação, locais preservados,...);
    * Autores e obras literárias;
    * Charges;
    * Estudo dos animais ( diversidade, espécies da localidade, espécies em extinção,habitat, ...);
    * Plantas existentes na região com nome científico e características;
    * Rios da região (nascentes, foz, lugares de rara beleza, ...);

    * Publicação de desenhos dos alunos, como mostra neste exemplo, na educação infantil e que poderiam ser usados na alfabetização

    TUTORIAL

    Ligue o áudio(se necessário aumente o volume)

    This album is powered by BubbleShare - Add to my blog



    CONCLUSÃO

    Uma das características do Bubbleshare é compartilhar fotos, imagem e som. Esta característica impulsiona a criatividade, o interesse, facilitando a interação através da divulgação das atividades que os alunos produzem, já que de acordo com o pensador Freinet “no final das atividades, todos devem socializar o que foi produzido.”

    Utilizar esta ferramenta como instrumento pedagógico proporciona o domínio de tecnologias, como: a máquina fotográfica, câmera digital, computador, internet, vários softwares e desafia os alunos a produzirem trabalhos de boa qualidade e de própria autoria, pois sabem que será publicado, visitado, lido e apreciado por muitos leitores e críticos. Requer também o domínio de várias habilidades, trabalhando as inteligências múltiplas de acordo com Gardner.
    Em relação á postura da escola, recorremos novamente à Gardner, que diz que, a escola deve valorizar as diferentes habilidades dos alunos e não só a lógico-matemática e a lingüística, como é mais comum. Esta teoria trouxe alerta importante para a educação. “A escola deve considerar as pessoas inteiras e valorizar outras formas de demonstração de competências além das tradicionais.” E ainda, “é necessário que o aluno pense sobre aquilo que faz e esteja em situação de criação ou resolução de problemas.”

    Em quanto grupo, temos a convicção que valeu a pena o esforço nesta pesquisa. Pois, além de aprendermos sobre a ferramenta bubbleshare que veio acrescentar possibilidades à nossa prática pedagógica, tivemos a oportunidade de trabalharmos juntas e nos conhecer melhor. Apesar do pouco tempo, todo o grupo se empenhou em realizar a pesquisa e trabalhar de forma colaborativa e cooperativa. Nossa caminhada está só começando, com certeza nos encontraremos pelos blogs para socializarmos conhecimentos. Encerramos este trabalho com um grande compromisso, socializar nossas aprendizagens com nossos colegas professores, e encarar os desafios que hora se apresentam, pois segundo Valente, "ao professor cabe a tarefa de integrar conteúdos das diferentes áreas, desenvolver projetos utilizando os recursos oferecidos pelas tecnologias e saber desafiar os alunos para que a partir do projeto que cada um desenvolve, seja possível atingir os objetivos que ele determinou no planejamento”.

    DEL.ICI.US

    TURORIAL DEL.ICI.US
    INTRODUÇÃO
    A Internet é um conglomerado de milhares de computadores conectados em redes que permite o acesso e a comunicação entre os diversos e diferentes equipamentos.É capaz de compartilhar um grande número de informações, através de seus protocolos, chamados TCP/IP dentro de uma linguagem própria e específica para ser usada em rede.Sua arquitetura foi desenvolvida para atender as necessidades de comunicação e acesso a diversas fontes de informações.

    O ciberespaço é um ambiente, um espaço de fluxo de informações, onde se realiza um processo de desmaterialização das relações sociais conectadas em rede.Ao navegar no ciberespaço o usuário experimenta a dimensão do ambiente não palpável. O que era concreto e material adquire uma dimensão imaterial, na forma de impulsos eletrônicos.

    A rede Internet e os seus serviços chegam à escola, trazendo um poder que vai além das informações objetivas das quais são portadoras. Este poder é o de transformar a realidade da escola, da comunidade escolar em um novo lugar, ou seja, um lugar que contém ao mesmo tempo um não lugar que chega por meio dos hipertextos, por meio do correio eletrônico, das listas de discussões, dos blogs, fotologs, dos chats, do Orkut, etc.


    Integrar consciente e criticamente esses não lugares na vivência dos alunos e professores dentro da escola são desafios que se apresentam atualmente para a sociedade. Pois já se constatou que as contribuições dos serviços da rede são de grande valia para ampliar, democratizar o ensino, eliminando barreiras, como distâncias, fronteiras e fusos horários.Mas não é só isso, atualmente, a interação, a cooperação, a colaboração são as novas leis da web e o uso do Del.icio.us um website serviço social de bookmarking só vem aumentar as possibilidades de estarmos fazendo parte de uma rede de colaboradores, de pesquisadores que podem e devem interagir entre si, pois as tags(palavras chaves) que usamos para catalogar um assunto são usadas por muitas e muitas pessoas que se inscrevem no Del.icio.us.
    .
    .
    DESENVOLVIMENTO
    .
    .
    Como o título do trabalho é Classificação de Conteúdo- (Tags, Folksonomia) Del.icio.us Achei importante começar pelo significado da palavra classificar.Classificar é distribuir (-se) em classes e nos grupos respectivos, de acordo com um método ou sistema de classificação.Pois bem, quando em nossas leituras encontramos a palavra taxonomia, logo lembramos das nossas aulas de ciências quando estudávamos os seres vivos.
    ..
    A taxonomia é uma classificação.É algo que você classifica no momento em que agrega semelhanças, diferenças ou características próprias para um determinado assunto em que você esteja estudando. Desta forma você vai colocando, agrupando, arquivando as informações de seu interesse, como se fosse uma grande pasta com vários compartimentos e em cada compartimento você coloca uma ou mais etiquetas de identificação para que no momento em que necessitar resgatar, acessar tais informações que elas estejam organizadas, sistematizadas de tal forma que economize o se o seu tempo de busca.Enfim, tudo aquilo que você elegeu como importante para você.E o mais interessante é que você pode interagir, cooperar, colaborar com seus colegas, amigos e familiares. Mas como fazer? Como agregar conteúdos? Como armazenar marcadores de páginas da Internet?
    .
    Para responder as questões acima, primeiro acho interessante definir o que são as Tags. e Folksonomia. Tags são palavras chaves. São palavras que você usa para descrever uma informação.É uma palavra que pode designar uma classificação de assuntos que te interessa numa postagem de um blog ou fotolog como também num assunto de um site.Você é livre para escolher e aplicar uma tag.Ou seja, o próprio usuário define a tag que mais importante para ele. Pode usar mais de uma tag para uma mesma informação que o usuário necessita. Dessa forma a Tag vai ser escolhida pela pessoa e vai servir para as pessoas, pois ela pode ser compartilhar com outras pessoas na rede.
    .
    Manoel Lemos em seu BlogBlods comenta sobre a Nuvem de Tags .Segundo ele, as nuvens de Tags mostram como se fossem um mapa, um gráfico,uma imagem das tags mais usadas e importantes para as pessoas que fazem o uso de blogs, fotolog , e sites da rede internet num dado momento. No BlogBlogs ele estabelece uma certa diferenciação entre as tgs , pois as tags mais freqüentes estão explicitas devido ao tamanho da fonte usada.
    .
    No decorrer das pesquisas encontrei esta definição para a folksonomia. “ A Web 2.0 traz uma nova realidade para os arquitetos da informação: a folksonomia. Segundo Guilhermo Reis, especialista em AI do ABN Amro, este foi um termo criado pelo arquiteto de informação Thomas Vander Wal em 2002 e nasceu da junção das palavras folk (povo, gente) e taxonomia. Guilhermo diz: "Na prática, ela é uma taxonomia criada pelos próprios usuários. Os próprios usuários atribuem tags (palavras-chaves) para o conteúdo, as quais são utilizadas para classificar e recuperar o conteúdo. Por isso a folksonomia é considerada um dos pilares da Web 2.0" .http://jumpexec.uol.com.br/
    .
    Segundo Frederick van Amstel. "A folcsonomia do Delicious, por exemplo, permite que as pessoas colem etiquetas (tags) em urls incógnitas, permitindo que se ache ela depois que for jogada numa pilha. A etiqueta contextualiza a url e transforma-a em informação que pode ser recuperada pelo usuário. Além de permitir o acesso as urls, essa informação pode ajudar o usuário a entender seus próprios interesses e costumes manifestados no conjunto de suas etiquetas. Como são poucos os profissionais que se preocupam com a formação desse tipo de conhecimento, talvez tenhamos que esperar por outro movimento que vise tornar a Web mais inteligente...” http://www.usabilidoido.com.br/web_20_no_brasil.html

    .
    O Del.icio.us é um aplicativo que está servindo justamente aos usuários da rede Internet, web 2.As pessoas que utilizam o ambiente online para realizarem suas atividades. Pois segundo os arquitetos da informação, a nova geração de sites ou de blogs devem atender principalmente aos itens:Colaboração, interação, usabilidade, inovação e conforto para que o usuário possam realizar suas pesquisas com qualidade esperada.
    .
    Del.icio.us que traduzido no http://world.altavista.com/tr resulta na palavra delicioso. Mas não é um doce. Del.icio.us é um website serviço social de bookmarking mais popular, com sistema aberto, rápido e direto com interface simples e que serve para o armazenamento de marcadores de páginas da internet através do uso de Tags (palavras-chaves).
    .
    Segundo Emerson Alecrim A história do Del.icio.us inicia-se com Joshua Schachter. Ele se refere assim a criação do delicious. “Escrevi o código original do del.icio.us porque havia acumulado uma grande quantidade de links e queria algum jeito de organizá-los e compartilhá-los facilmente.” Sendo que o nome del.icio.us surgiu a partir da percepção do domínio “icio.us” . E segundo informações de Emerson Alecrim o Yahoo comprou o del.icio.us.
    .
    Com a web 2, onde a interação, a cooperação, a colaboração são as novas leis, o uso do Del.icio.us só vem aumentar as possibilidades do usuário estar fazendo parte de uma rede de colaboradores, onde existe a possibilidade de tornar público ou privado os links que estão agregados nos favoritos do Del.icio.us.
    .
    Como fazer o uso do aplicativo Del.icio.us .
    .
    Primeiro: Acessar o endereço do del.icio.us que é http://del.icio.us/;
    Segundo:Se inscrever com um endereço de e-mail ;
    Terceiro: Aguardar resposta do website del.icio.us
    Quarto: Realizar as instruções que seguem para fazer o download dos arquivos para instalar e inserir os botões Del.icio.us e TAG no seu navegador da internet.
    Quinto:Posteriormente com os dois botões no navegador da Internet é só realizar as pesquisas num endereço eletrônico.
    Sexto: No momento em que estiver pesquisando e deseja agregar este site ao seu favorito do Del.icio.us . Clique no botão do seu navegador TAG que aparece uma opção em caixa de texto. Onde deve escrever a palavra que acha interessante para classificar a sua pesquisa. ( TAG). Salva .
    Sétimo: Com o outro botão em que está escrito del.icio.us clique para ter acesso a uma página com os endereços eletrônicos agregados aos favoritos do Del.icio.us.
    ...
    Para obter maiores esclarecimentos sobre o Del.icio.us um administrador de bookmarks (favoritos) público.Licença é Freeware Também considerado um aplicativo classificado como utilitário que permite adicionar os sites favoritos pelos internautas, arquivar em categorias através de palavras chave e compartilhar com outros internautas. Acesse aqui o link para o Tutorial.

    .
    Ao acessar o website Del.icio.us em qualquer máquina que esteja conectado com a rede Internet, seja em casa, na escola, no trabalho, é só fazer o login com seu username e password que o acesso será imediato aos seus links e tags catalogados, agregados aos favoritos do Del.icio.us.

    .
    A partir da utilização deste produto e da análise realizada sobre o mesmo, percebo que existe relação com as idéias dos principais teóricos da educação.Entre tantos pensadores relaciono aqui:Jean Piaget,Vygotsky, Paulo Freire e Howard Gardner.
    .
    A visão construtivista considera o aluno como sujeito protagonista Deve-se levar em consideração sua forma de pensar, de perceber as contradições, identificando o que ele sabe e o que ele ainda precisa saber.O aluno deve ser essencialmente ativo no processo de construção de sua aprendizagem, onde observa, experimenta, compara, relaciona, analisa, levanta hipóteses e argumenta com responsabilidade e criatividade.
    .
    Os lugares e os fatos do cotidiano são cheios de riquezas e experiências de vida que favorecem a reflexão e envolvem todas as áreas do conhecimento. Segundo Vygotsky, o ser humano aprende a se relacionar como o mundo através das hipóteses e conceitos que constrói, revivendo prazeres, conflitos e desta forma refazendo a própria vida.
    .
    Paulo Freire que diz. Se a criança viu a mistura que se utiliza para construir um bolo, uma casa ou entende como se constrói uma imagem no vídeo, na televisão ou na Internet, ela vai entender melhor o mundo em que vive. Segundo Paulo Freire o contato com diferentes espaços de vivências possibilita aos alunos construírem referências espaciais, bem como referências culturais. Reivindicar, construir, preservar e defender esses espaços constitui o exercício do diálogo entre a escrita e a leitura de mundo. Exercitando o diálogo colaborativo é uma forma de se reconhecer como cidadão e construtor de um mundo mais fraterno.
    .
    Howard Gardner nos mostra também através de suas idéias que todos os indivíduos são capazes de uma atuação em sete diferentes áreas intelectuais: verbal, espacial, musical, lógica-matemática, cinestésica, interpessoal e intrapessoal. Ele comenta que todos os seres humanos dispõem de variados graus de cada uma destas áreas de inteligência e diferentes modos de combinação entre elas, para resolverem seus problemas e criar soluções significativas em um ou mais ambientes.
    .

    Podemos nos valer das Teorias e dos ensinamentos desses autores que acima citei para dar suporte ao uso pedagógico do Website de bookmarking social Del.icio.us, pois encontrei nas falas desses pensadores da educação, uma conexão entre o fazer pedagógico e o uso do del.icio.us em trabalhos colaborativos com os alunos no ambiente da escola.
    .
    Exemplos. Fazer o uso deste aplicativo nos momentos que os alunos utilizam a rede Internet para as suas pesquisas diárias, bem como nos Projetos de Aprendizagem. Alunos e professores podem a partir do uso do Del.icio.us elaborar e montar projetos colaborativos na exploração da rede com base na colaboração, interação e cooperação dos outros usuários do Del.icio.us. Professores responsáveis pelas salas de informática das escolas juntamente com os professores e alunos podem através da interação com os usuários do Del.icio.us participarem de fóruns, de listas de discussão, de grupos de estudos sobre os mais diversos assuntos a partir do uso de tags.
    .
    CONCLUSÃO
    .
    A rede permite a qualquer pessoa criar, cooperar, difundir e socializar conhecimentos. Mediante o uso de recurso de navegação e do hipertexto, cada link, abre uma possibilidade do aluno usuário não só navegar como também interagir de forma não linear, como está acostumado a fazer, mas em permanente reorganização. Em lugar de memorizar conceitos e fórmulas, ele deve aprender, refletir, selecionar e interpretar o que encontra, construindo o conhecimento, em vez de receber tudo pronto. O aluno se transforma num pesquisador. É um espaço fértil para a prática de projetos e trabalhos interdisciplinares e colaborativos.Com esses recursos a escola abre as portas de um mundo mágico aos seus alunos, como também derruba as fronteiras do tempo e do espaço.
    .
    Assim, a partir das idéias dos pensadores considero que aprender é uma ação cooperativa onde o sujeito experimenta um processo de formação e transformação e que através da uma reflexão significativa opera mudanças na formas de pensar, na postura e na reconstrução do conhecimento, favorecendo o auto-conhecimento, a auto-estima e a felicidade, que é o que todo ser humano almeja.
    Olhando o trabalhos dos grupos percebe-se o quanto à colaboração, a interação, a cooperação são importantes para a construção do conhecimento de todos num curso à distância.Pois se vê claramente a construção cooperativa e compartilhada de todos os componentes dos grupos. Um trabalho cooperativo possui o seu valor para o crescimento pessoal e profissional de todos num curso à distância como o nosso.
    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
    FREIRE, Paulo e GUIMARÃES, Sérgio. Sobre Educação. Diálogos, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1984
    .
    PIAGET, Jean Paul. A Formação do Símbolo na Criança,RJ,Zahar,1978.
    .
    SMOLE, Kátia Cristina Stocco Múltiplas Inteligências na Prática Escolar- Brasília: Ministério da Educação,Secretária de Educação a Distância, 1999. 80p.Cadernos da TV Escola.
    .
    VYGOTSKY,L.Semyonovitch. Pensamento e Linguagem.São Paulo.Editora Martins Fontes, 1989
    .
    http://social.clickgratis.com.br/
    .
    http://world.altavista.com/tr
    .
    http://www.aplicativosvirtuais.com.br/categorias/listagem_materia.php?V=1&cd_aplic=81
    .
    http://www.usabilidoido.com.br/afinal_o_que_e_usabilidade.html
    .
    http://www.aisa.com.br/criando.html
    .
    http://www.infowester.com/blog/?p=297
    .
    http://blogblogs.com.br/weblog/perma/entendendo-as-tags
    .
    http://jumpexec.uol.com.br/
    .
    http://www.usabilidoido.com.br/cardsorting_classificando_conteudo.html
    .
    http://blogblogs.com.br/tags/cloud
    .
    http://www.usabilidoido.com.br/web_20_no_brasil.html
    .
    http://bsf.org.br/index.php?tag=folksonomia
    .
    http://inforum.blog.insite.com.br/2006/04/01/o-que-sao-as-tags/
    .
    http://www.arteccom.com.br/webdesign/downloads/31/1.pdf
    .
    http://www.arteccom.com.br/webdesign/downloads/30/2.pdf
    .
    http://www.revolucao.etc.br/archives/folksonomia-e-a-maneira-com-que-nos-colocamos-ordem-nas-coisas/
    .
    http://www.smartis.com.br/publisher/index.phpoption=com_content&task=view&id=65&Itemid=73

    TURORIAL del.icio.us - http://del.icio.us

    ORKUT

    ORKUT
    INTRODUÇÃO
    Este trabalho vai informar o que concluímos com a pesquisa e a troca de informações com o grupo que foi definido para ser o grupo colaborativo, sobre o assunto ORKUT, vamos desenvolver um trabalho informando detalhes sobre a descrição da ferramenta, ambiente, aplicativo, breve história, características, finalidades, possibilidades de uso, teoria que sustenta o uso da ferramenta, resultado de depoimentos de seus usuários. Este projeto foi desenvolvido por ser uma exigência da disciplina proa 17, e será estudado para melhor aprendermos sobre essa ferramenta e seu possível uso na educação.
    DESENVOLVIMENTO
    "O orkut é uma comunidade virtual afiliada ao Google, criada em 22 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro do Google.Sistemas como o adotado pelo projetista, também são chamados de rede social."
    É uma ferramenta de relacionamento, mesclado a entretenimento, é um ambiente de fácil navegação através dos ícones que dá acesso a todos os ambientes mesmo tendo o mínimo conhecimento de informática você pode manejá-lo com sucesso.
    No site do Orkut são apresentadas, as principais características e funções do sistema.
    O Orkut é uma rede de amigos, uma comunidade on-line destinada a amigos. O principal objetivo é tornar a sua vida social e a dos seus amigos mais ativa e estimulante. A rede social do Orkut pode lhe ajudar a manter relacionamentos existentes e a estabelecer novos, possibilitando o encontro de pessoas que jamais ocorreria antes. Orkut torna fácil encontrar pessoas as quais compartilham seus hobbys [sic] e interesses, encontrar relações amorosas ou estabelecer novos contatos profissionais. Você também pode criar e participar de várias comunidades on-line de discussão, restabelecer contato com antigos colegas de colégio ou trocar receitas de biscoito. Pesquisas mostram que outro motivo que leva muitas pessoas a utilizarem o orkut é a oportunidade de sair do anonimato, pois ao disponibilizar sua imagem e características pessoais para inúmeras pessoas, propicia que o sujeito torne-se célebre sem precisar de grandes performances para se tornar conhecido.
    Dentre as inúmeras características do orkut, destacamos essas, inicialmente, porém percebemos que essa rede cresceu muito e foi parar em mãos não tão confiáveis assim como deveria ser. Ficou muito popular e muitos não estão sabendo usar como deveriam esse site de relacionamentos sociais, inclusive clonando dados pessoais, expondo pessoas ao ridículo perante sua rede de amigos e conhecidos. As comunidades também são construídas ao “bel prazer” de vândalos, para propor o terrorismo, o vandalismo, pois temos comunidades que tentam deturpar a imagem de pessoas de uma índole elibada, sendo que professores são as principais vitimas.
    Finalidades do Orkut são: facilitar relacionamentos profissionais, compartilhar interesses comuns através de suas comunidades, encontros de pessoas que jamais iriam se conhecer, conhecer novas pessoas, encontrar amigos e parentes distantes e que você havia perdido o contato.
    O ambiente comunidade do orkut poderia ser usada, como já estão sendo, para fazer pesquisa e torná-las pública, dentro de diversas áreas do conhecimento. Lembrando que elas estão restritas aos seus usuários.
    CONCLUSÃO
    Percebemos que o Orkut se apresenta como um grande banco de dados constituído por uma rede de amizades ou não. A utilidade pedagógica é aliar conteúdo X interação, fazendo com que os alunos conheçam os diferentes ambientes/comunidades que são discutidos tais temas. A prática também se alia a informação a ser mediada e transformada em conhecimento.
    O orkut é mais uma proposta que pode tornar o processo ensino/ aprendizagem mais significativa e contribuir para a inclusão digital, sendo esta também mais uma forma, apesar de limitada, de integrar tecnologia e educação.
    TUTORIAL DO ORKUT
    Novo tutorial do ORKUT, agora com imagens bem mais definidas.


    CONHECENDO APLICATIVOS




    Ao construir esse blog, temos por finalidade armazenar conhecimentos sobre as mais diversas ferramentas que podem ser utilizadas na formação de professores em nosso NTE.