APLICATIVO FLICKR
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo pesquisar a ferramenta “flickr” , descobrindo sua criação, suas finalidades, possibilidades de uso, características, teorias que embasam a sua aplicação pedagógica e a socialização destas descobertas com os demais colegas e interessados na utilização desse recurso.
O “FLICKR” é um sítio da web que tem como objetivo armazenar, classificar, pesquisar e compartilhar fotografias ou outros documentos gráficos, como desenhos e ilustrações. Poderíamos dizer que é um serviço de álbum de fotos. Permite uma interatividade muito grande entre os seus usuários, que podem hospedar suas fotografias, tornando-as públicas ou mantendo-as privadas, ou ainda compartilhando-as com familiares ou amigos. As fotos podem ser postados em outros aplicativos como por exemplo no blog.O flickr oferece recursos de pesquisa pelo texto ou tags (rótulos), possibilita também enviar fotos pelo correio eletrônico, salvá-las para serem adicionadas. Podemos adicionar observações, rótulos ou etiquetas para facilitar a sua classificação no momento da busca.No Flickr as fotos não perdem a qualidade e podem ser visualizadas no mesmo tamanho no qual foram enviadas, além de apresentar as propriedades da foto, o chamado EXIF. A foto pode ser visualizada em diversos tamanhos. A partir disso, o Flickr oferece um link onde você pode fazer o download do foto no tamanho escolhido, oferecendo códigos prontos, caso você deseje postar a foto em algum lugar. Não podemos deixar de lado o uso do celular, pelo qual também podemos fazer o uso desta excelente ferramenta, tirar as fotos e postar no flickr.
TEORIAS QUE DÃO SUPORTE AO USO DESTE APLICATIVO
O "flickr" é uma nova ferramenta que vem agregar-se às que já temos, tornando as aulas mais interessantes, produtivas, atrativas e servindo como complemento aos conteúdos desenvolvidos. Pode-se utilizar o flickr como instrumento de relato temporal de atividades curriculares, onde o aluno tem possibilidade de acompanhar a evolução do seu trabalho, proporcionando interação entre colegas e até grupos de outras cidades, estados, nações.A utilização desta ferramenta vem ao encontro da Teoria do Construtivismo, originária do estudo do Piaget, pois segundo ele, o conhecimento é gerado através de uma interação do sujeito com seu meio, a partir de estruturas existentes.Paulo Freire não desprezou a cultura midiática, considerando que as competências de um professor são as da leitura e da escrita, bem como a competência de saber enfrentar os fatos cotidianos através da comunicação humana, seja esta por meio da escrita ou de redes telemáticas, sendo um dos eixos básicos a apropriação pelos educadores dos avanços científicos do conhecimento humano que vêm colaborar para a melhoria da qualidade da escola que se deseja.Pensar no uso da informática na escola é uma forma de desenvolver o conceito de uma escola cidadã, onde se produz conhecimento, onde o computador ou a rede de computadores constituirão elementos dinamizadores, favorecendo o funcionamento progressivo da instituição e da própria cidadania democrática. O fato de proporcionarmos aos nossos alunos novas ferramentas de trabalho, como o "flickr", objeto do nosso estudo, e as demais ferramentas pesquisadas, é uma forma de dinamizarmos a comunicação, oportunizando uma interação necessária do educando com o seu meio.De acordo com Levy, quanto mais o ciberespaço se estende, mais universal se torna. Novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das telecomunicações e da informação. Segundo o filósofo, Pierre Levy “as redes de computadores carregam uma grande quantidade de tecnologias intelectuais que aumentam e modificam a maioria das nossas capacidades cognitivas”, ou seja, o computador é um instrumento de troca, de produção e de estocagem de informações, tornando-se desta forma, um instrumento de colaboração. Ele afirma ainda que “a comunicação interativa e coletiva é a principal atração do ciberespaço”. Isso ocorre porque a Internet é um instrumento de desenvolvimento social. Ela possibilita a partilha da memória, da percepção, da imaginação. Isso resulta na aprendizagem coletiva e na troca de conhecimentos entre os grupos.
O presente trabalho tem como objetivo pesquisar a ferramenta “flickr” , descobrindo sua criação, suas finalidades, possibilidades de uso, características, teorias que embasam a sua aplicação pedagógica e a socialização destas descobertas com os demais colegas e interessados na utilização desse recurso.
O “FLICKR” é um sítio da web que tem como objetivo armazenar, classificar, pesquisar e compartilhar fotografias ou outros documentos gráficos, como desenhos e ilustrações. Poderíamos dizer que é um serviço de álbum de fotos. Permite uma interatividade muito grande entre os seus usuários, que podem hospedar suas fotografias, tornando-as públicas ou mantendo-as privadas, ou ainda compartilhando-as com familiares ou amigos. As fotos podem ser postados em outros aplicativos como por exemplo no blog.O flickr oferece recursos de pesquisa pelo texto ou tags (rótulos), possibilita também enviar fotos pelo correio eletrônico, salvá-las para serem adicionadas. Podemos adicionar observações, rótulos ou etiquetas para facilitar a sua classificação no momento da busca.No Flickr as fotos não perdem a qualidade e podem ser visualizadas no mesmo tamanho no qual foram enviadas, além de apresentar as propriedades da foto, o chamado EXIF. A foto pode ser visualizada em diversos tamanhos. A partir disso, o Flickr oferece um link onde você pode fazer o download do foto no tamanho escolhido, oferecendo códigos prontos, caso você deseje postar a foto em algum lugar. Não podemos deixar de lado o uso do celular, pelo qual também podemos fazer o uso desta excelente ferramenta, tirar as fotos e postar no flickr.
TEORIAS QUE DÃO SUPORTE AO USO DESTE APLICATIVO
O "flickr" é uma nova ferramenta que vem agregar-se às que já temos, tornando as aulas mais interessantes, produtivas, atrativas e servindo como complemento aos conteúdos desenvolvidos. Pode-se utilizar o flickr como instrumento de relato temporal de atividades curriculares, onde o aluno tem possibilidade de acompanhar a evolução do seu trabalho, proporcionando interação entre colegas e até grupos de outras cidades, estados, nações.A utilização desta ferramenta vem ao encontro da Teoria do Construtivismo, originária do estudo do Piaget, pois segundo ele, o conhecimento é gerado através de uma interação do sujeito com seu meio, a partir de estruturas existentes.Paulo Freire não desprezou a cultura midiática, considerando que as competências de um professor são as da leitura e da escrita, bem como a competência de saber enfrentar os fatos cotidianos através da comunicação humana, seja esta por meio da escrita ou de redes telemáticas, sendo um dos eixos básicos a apropriação pelos educadores dos avanços científicos do conhecimento humano que vêm colaborar para a melhoria da qualidade da escola que se deseja.Pensar no uso da informática na escola é uma forma de desenvolver o conceito de uma escola cidadã, onde se produz conhecimento, onde o computador ou a rede de computadores constituirão elementos dinamizadores, favorecendo o funcionamento progressivo da instituição e da própria cidadania democrática. O fato de proporcionarmos aos nossos alunos novas ferramentas de trabalho, como o "flickr", objeto do nosso estudo, e as demais ferramentas pesquisadas, é uma forma de dinamizarmos a comunicação, oportunizando uma interação necessária do educando com o seu meio.De acordo com Levy, quanto mais o ciberespaço se estende, mais universal se torna. Novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das telecomunicações e da informação. Segundo o filósofo, Pierre Levy “as redes de computadores carregam uma grande quantidade de tecnologias intelectuais que aumentam e modificam a maioria das nossas capacidades cognitivas”, ou seja, o computador é um instrumento de troca, de produção e de estocagem de informações, tornando-se desta forma, um instrumento de colaboração. Ele afirma ainda que “a comunicação interativa e coletiva é a principal atração do ciberespaço”. Isso ocorre porque a Internet é um instrumento de desenvolvimento social. Ela possibilita a partilha da memória, da percepção, da imaginação. Isso resulta na aprendizagem coletiva e na troca de conhecimentos entre os grupos.
TUTORIAL DO APLICATIVO FLICKR
Para usufruir desse serviço da web você poderá fazer um cadastro no site: http://www.flickr.com/ e seguir as orientações do tutorial abaixo:
Para usufruir desse serviço da web você poderá fazer um cadastro no site: http://www.flickr.com/ e seguir as orientações do tutorial abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário