terça-feira, 19 de junho de 2007

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Qual é a aplicabilidade da construção de histórias em quadrinhos à educação? Esta foi a pergunta norteadora do trabalho, que remeteu a busca sobre as HQs: a história desde os primeiros quadros em jornais, passando pelos gibis e, agora, a construção e o armazenamento no mundo virtual.Histórias em Quadrinhos é recurso pedagógico explorado desde muito, porém sua construção em site com gravação na web é novidade para muitos. Há programas que permitem a construção, porém é preciso gravar em arquivo, disquete ou outros meios. Já o Stripcreator permite a criação, oferecendo diversos planos de fundo para vários personagens, assim como a possibilidade de acrescentar balões de fala e narração na HQ. Depois de pronta, basta gravar em nosso espaço no sítio. Assim sendo, de qualquer computador conectado à Internet é possível acessar o espaço com os dados cadastrais e apreciar a história, comentar em fórum. Vale a pena conferir!
Tutorial do Stripcreator
O link é http://www.slideshare.net/lenepiupiu/tutorial-stripcreator.
Ao acessar o slideshare, basta clicar em full para ter a tela cheia. Vá passando os slides e se encantando com a facilidade de uso e a grande gama de recursos para construir histórias em quadrinhos com o Stripcreator.
Ainda tem mais para brincar

Descobertas sobre HQs são sempre muito legal. Neste ambiente descobrimos o stripcreator onde você cria suas tiras de quadrinhos podendo escolher os personagens, cenários e as falas. Apesar de ser todo em inglês, a sua interface é simples de usar. Como já pudemos observar ( quem assinou o site) basta selecionar os personagens (existem centenas de opções), que são no máximo dois por quadrinho, depois, o cenário onde a cena se desenrola (alguns possuem imagens realísticas) e por ultimo, o dialogo entre os personagens. "É um barato".
Se você quiser continuar brincando com as HQs descobrimos também outras diferentes softwares ligados à historias em quadrinhos, entre eles esta o "Gibizinho" que é um programa de criação de história em quadrinhos com uma turminha muito divertida. Nele é possivel criar muitas histórias com uma turminha 'maneira': a Bruna, o Beto, o Edu e a Aninha. São mais de 300 desenhos com personagens, cenários, balões e objetos. O problema é que alguns destes sofwares, como o gibizinho não são gratuitos. Mas é muito divertido.
Para criar suas HQs no Stripcreator siga os passos a seguir:
Entre no site stripcreator.com e, se como eu não sabe Inglês, peça para traduzir a página. Uma boa opção de tradutor é o Bebel Fisch .
  • Na barra azul clic em registro e faça seu cadastro preenchendo nome de usuário e endereço de email.
  • á ao site indicado por você e entre no link oferecido pelo stripcreator e confirme seu cadastro.
  • volte ao site e entre em edit account, preencha seus dados e clic em update.
  • volte ao site e na barra azul, novamente, clic em iniciar uma sessão e faça login com a senha fornecida pelo Stripcreator.
  • novamente na barra azul clic em faça um comic.
  • em interruptor você poderá escolher o nº de painéis que quiser usar na sua tira.
  • no link disposição comic aleatória o site lhe oferecerá várias opções de painéis.

  • Você pode editar seus painéis escolhendo, nas opções caráter esquerdo e direito,os personagens que preferir. Em fundo você pode escolher em categoria e tipo de fundo. Observe que ao lado das janelas existe uma indicação ,em vermelho, que abre pop-ups com visualização das opções de categoria.

  • Em narration você pode colocar um texto narratório e em diálogo você coloca o texto e escolhe o tipo de balão.

  • Em clone painel você insere o texto narrativo em cada um dos painéis.

  • Por fim, preencha o título, usuário e senha e clic em save a comic.

  • Para ver sua tira volte a página original e clic em your comics.

  • Ainda na barra azul você pode enviar como mensagem e ou postar um comentário.

  • Site também permite a participação em fóruns e competições, além de avaliar as HQs de outros usuários.
  • Construindo Comics com Stripcreator

    fiz meu cadastro no Stripcreator, clicando em "edit your account", informando e-mail e passaporte. Após, basta abrir o e-mail e copiar log in e senha. No site, preencher os dados recebidos. Pronto!

    Lá para visitar fóruns de discussão sobre comics em "visit the forums".
    Também , criei uma história, clicando em "make a comic". Escolhi painel de 3 quadrinhos. Para o primeiro quadrinho, escolhi personagens: morcego e esquilo. Escrevi a fala, o diálogo. Dei um nome ao quadrinho. Para o segundo, escolhi "category" e "carachter": morcego e galinha. Isto foi feito para "carachter left" e "right". O "dialog" e "typ" também foi selecionado e preenchida a fala. O terceiro traz um canguru armado assaltando um senhor. Para o background, escolhi "category" rural e só alterei o "background" nos quadros. Coloquei como "Narration", em cada quadrinho, uma frase referente ao contexto. Por fim, escolhi um título, preenchi usuário e senha,... salvei. Simples! Eis o meu primeiro "Comics"!

    Sempre que eu acessar o site http://www.stripcreator.com/ , posso fazer log in e encontrar minhas histórias em "your comics".

    Nenhum comentário: