TUROTIAL DO BUBBLESHARE
Paulo Freire acreditava que antes de ensinar uma pessoa a ler as palavras era necessário ensina-la a ler o mundo.
INTRODUÇÃO
Estudar a forma de trabalho com o BUBBLESHARE, foi um dos desafios lançado pela UFRGS no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem, mais especificamente pelo PROA17 – Uso de Blogs e Flogs na Educação.A partir da busca, reflexão e colaboração, registramos nossas aprendizagens em relação à inserção desta ferramenta em um blog, descrevendo o que é, qual sua utilidade, suas características, teorias que o fundamentam, assim como o valor pedagógico da mesma no processo de ensino e aprendizagem.
DESENVOLVIMENTO
Considerando o mundo globalizado em que vivemos, a velocidade das mudanças, o rápido e fácil acesso às informações, constata-se o surgimento de novos e complexos desafios para a educação, ampliando seu papel de forma considerável.
Neste sentido, nós professores precisamos refletir sobre a forma de mediação pedagógica entre a integração de novas tecnologias e a construção do conhecimento, isto é, a aprendizagem significativa do aluno, pois precisamos encarar a realidade deste mundo moderno e trazer para dentro da escola esta outra forma de ensinar e aprender com entusiasmo e significado.
Cientes de que a aprendizagem é um processo em constante construção, e que de acordo com Piaget o conhecimento é construído na experiência, é que apresentamos o “Bubbleshare”. Uma ferramenta de compartilhamento de imagens, rica em possibilidades de socialização de trabalhos e experiências, através da apresentação de imagens e textos utilizando som.
É um serviço de fácil criação sem a necessidade de conhecimentos técnicos especializados. O bubbleshare apresenta-se como uma possibilidade muito rica à medida que o utilizamos para compartilhar imagens das produções dos alunos, e eles próprios (os autores) escrevem e/ou explicaram (som) sobre suas produções. Surgem então outras várias possibilidades como, utilizar o bubbleshare para facilitar a aprendizagem de crianças em processo de alfabetização, contar e criar histórias, histórias em quadrinhos, inserir textos, figuras, legendas, entre outras. É possível, por exemplo, construir um tutorial, como este que apresentamos a seguir.
Segundo Freinet “estar em contato com a realidade em que vivem os alunos é fundamental. Aproximar as crianças do conhecimento da comunidade dá a elas o poder de transformar esta realidade”. Neste sentido entendemos que o blog, juntamente com o bubbleshare são espaços de compartilhamento de conhecimentos que podem levar a (re)elaboração de saberes e á transformação social que fala Freinet. Assim citamos alguns exemplos de trabalhos que podem ser realizados com alunos e publicados no blog utilizando o bubbleshare:
* Criação da História de Vida dos alunos (Linha de tempo);
* Estudo de Obras de arte de pintores famosos;
* Pontos turísticos do município com descrição do local e sua história;
* Estudo do meio ambiente ( cada grupo estuda um aspecto: lixo, água, poluição, vegetação, locais preservados,...);
* Autores e obras literárias;
* Charges;
* Estudo dos animais ( diversidade, espécies da localidade, espécies em extinção,habitat, ...);
* Plantas existentes na região com nome científico e características;
* Rios da região (nascentes, foz, lugares de rara beleza, ...);
* Publicação de desenhos dos alunos, como mostra neste exemplo, na educação infantil e que poderiam ser usados na alfabetização
TUTORIAL
Ligue o áudio(se necessário aumente o volume)
This album is powered by BubbleShare - Add to my blog
CONCLUSÃO
Uma das características do Bubbleshare é compartilhar fotos, imagem e som. Esta característica impulsiona a criatividade, o interesse, facilitando a interação através da divulgação das atividades que os alunos produzem, já que de acordo com o pensador Freinet “no final das atividades, todos devem socializar o que foi produzido.”
Utilizar esta ferramenta como instrumento pedagógico proporciona o domínio de tecnologias, como: a máquina fotográfica, câmera digital, computador, internet, vários softwares e desafia os alunos a produzirem trabalhos de boa qualidade e de própria autoria, pois sabem que será publicado, visitado, lido e apreciado por muitos leitores e críticos. Requer também o domínio de várias habilidades, trabalhando as inteligências múltiplas de acordo com Gardner.
Em relação á postura da escola, recorremos novamente à Gardner, que diz que, a escola deve valorizar as diferentes habilidades dos alunos e não só a lógico-matemática e a lingüística, como é mais comum. Esta teoria trouxe alerta importante para a educação. “A escola deve considerar as pessoas inteiras e valorizar outras formas de demonstração de competências além das tradicionais.” E ainda, “é necessário que o aluno pense sobre aquilo que faz e esteja em situação de criação ou resolução de problemas.”
Em quanto grupo, temos a convicção que valeu a pena o esforço nesta pesquisa. Pois, além de aprendermos sobre a ferramenta bubbleshare que veio acrescentar possibilidades à nossa prática pedagógica, tivemos a oportunidade de trabalharmos juntas e nos conhecer melhor. Apesar do pouco tempo, todo o grupo se empenhou em realizar a pesquisa e trabalhar de forma colaborativa e cooperativa. Nossa caminhada está só começando, com certeza nos encontraremos pelos blogs para socializarmos conhecimentos. Encerramos este trabalho com um grande compromisso, socializar nossas aprendizagens com nossos colegas professores, e encarar os desafios que hora se apresentam, pois segundo Valente, "ao professor cabe a tarefa de integrar conteúdos das diferentes áreas, desenvolver projetos utilizando os recursos oferecidos pelas tecnologias e saber desafiar os alunos para que a partir do projeto que cada um desenvolve, seja possível atingir os objetivos que ele determinou no planejamento”.
segunda-feira, 11 de junho de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
o que eu estava procurando, obrigado
[url=http://stroymarket-online.com]утеплители подложка изоляция
[/url] Компания Строймаркет предлагает вашему вниманию Дверная фурнитура, изделия из металла (коньки отливы водостоки), краски, грунтовки, затирки, пена, пропитки, крепеж(метизы), легкий машина, продукция Момент, сухие смеси, гипсокартон, профиля, стеклоткань, Товары из пластика, утеплители подложка изоляция, Фанера, Электроды, Электротовары (розетки.ю кабеля, выключатели, расходники).
Postar um comentário